O Ozônio é um composto químico de 3 átomos de oxigênio (O3), um composto altamente energético do oxigênio atmosférico normal (O2).
Em condições normais , o ozônio é um gás incolor com um odor característico perceptível. Seu nome é de origem grega, do Ozein , “ aquele que emite cheiro “.
Foi descoberto em 1840 pelo químico alemão Friedrich Christian Shönbein (1799-1868) Joachim Hansler, (1908-1981) físico, foi quem inventou o primeiro aparelho ozonizador para uso médico.
O Ozônio medicinal é a mistura de dois gases: oxigênio (95%) e ozônio (5%). Esta mistura é feita à partir do gerador de ozônio medicinal, capaz de gerar uma descarga elétrica de cerca de 15.000 volts, efeito Corona, nas moléculas de O2 , o que possibilita a agregação de mais um átomo, tornando-se uma molécula triatômica.
Seu efeito sobre a capacidade de esterilização de água é aceito mundialmente, diversas estações de tratamento de água com Ozônio são espalhadas pelo mundo.
OCORRÊNCIA NATURAL E OZÔNIO MEDICINAL
Ocorrência natural – O Ozônio é um dos gases mais importante na estratosfera que cerca nosso planeta (a uma altura de 10 a 50 quilômetros).
Em uma altura de 20 a 30 quilômetros, sua concentração máxima é 1 porção de ozônio por 100.000 porções do ar (10ppm) e assim é muito maior do que no nível da terra (0,03-0,04ppm).
Esta camada protetora de ozônio age como um filtro da energia ultravioleta (UV), altamente destrutiva, que vem do Sol, assim ajudando a manter o equilíbrio biológico em nosso planeta.
Ocorrência medicinal – Ao contrário do ozônio técnico, a forma medicinal é gerada à partir do oxigênio médico puro através de descarga elétrica silenciosa, para uso como uma mistura de oxigênio-ozônio em concentrações e doses exatas. Sua concentração varia de 1 a 100 microgramas por mililitros (mg/ml), correspondendo a uma mistura de oxigênio ozônio (5% de ozônio a 95% oxigênio).
Pelo fato da molécula de ozônio ser quimicamente instável, sua forma medicinal sempre é preparada imediatamente antes do uso, no local, em um gerador especial, para a administração imediata- após menos de 1 hora, apenas a metade do ozônio original permanece, o restante se transforma em oxigênio novamente.