De problemas de circulação, até doenças virais, inflamações crônicas intestinais e tratamento de tecidos, o método proporciona uma recuperação rápida e efetiva contra os mais variados tipos de problemas. Seguem abaixo algumas ações da ozonioterapia.
ANTIOXIDANTE – O Ozônio potencializa a produção de antioxidantes enzimáticos do corpo humano. Esses são os principais responsáveis por combater o estresse oxidado presente em muitas doenças crônicas.
ANTI-INFLAMATÓRIO – Potencializa a produção de substâncias anti-inflamatórias do corpo. Como toda doença crônica tem algum componente inflamatório, essa ação do ozônio é essencial.
CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA – Ele aumenta a produção de substâncias chamada ÓXIDO NÍTRICO, o principal responsável por aumentar o calibre dos vasos sanguíneos.
OXIGENAÇÃO – Ele aumenta a produção de enzimas chamadas 2,3- DPG. Ela é a principal responsável por auxiliar a entrega de oxigênio aos tecidos.
SISTEMA IMUNOLÓGICO – Ele faz a modulação do sistema imune. Quando muito exacerbado como por exemplo nas doenças auto-imune, ele suprime.
CRESCIMENTO TECIDUAL – Ele estimula a produção de fatores de crescimento tecidual, os principais responsáveis por cicatrizar e renovar tecidos.
APLICAÇÕES/BENEFÍCIOS DIRETOS DA OZONIOTERAPIA
1 – Combate invasores
O tratamento com ozonioterapia é capaz de combater germes e bactérias, contribuindo para a recomposição de tecidos que apresentam dificuldades de cicatrização.
Feridas inflamadas ou infeccionadas podem receber o tratamento, pois o ozônio é capaz de desinfeccionar a área afetada. Sua ação contra invasores é tão poderosa que sua aplicação é eficiente até contra a ação de vírus!
No caso do vírus da hepatite, por exemplo, o ozônio é capaz de quebrar as suas membranas e o dissolver no organismo, auxiliando o corpo na produção de anticorpos para a sua eliminação.
2 – Elimina diversos tipos de dores
Sejam dores provocadas por inflamações ou problemas articulares, o tratamento de ozonioterapia pode auxiliar no alívio e melhora da qualidade de vida do paciente.
Sem efeitos colaterais e com poucas contraindicações, a técnica é capaz de servir como um tratamento complementar ao combate de dores na coluna, uma vez que não interage com nenhum medicamento relacionado ao problema.
Com intervenções indolores, a ozonioterapia pode evitar a realização de cirurgias, tratando não apenas dores da coluna mas também de lombares, rompimento de ossos e traumas em geral.
3 – Recupera os tecidos
Além do seu efeito contra as dores, que contribui para a diminuição do uso de analgésicos, a terapia também traz a capacidade de regeneração de cartilagem, tornando-a eficaz para situações como problemas no joelho.
Ao corrigir a origem do transtorno, pode-se dizer que o tratamento vai além do alívio da dor, sendo efetivo na eliminação de patologia em si!
É o caso das hérnias de disco, em que o ozônio é capaz de aliviar as dores através do tratamento de aplicação diretamente no disco, que proporciona um efeito anti-inflamatório.
Já na recuperação da derme, o tratamento com ozonioterapia é capaz atuar em queimaduras de primeiro e segundo grau, além de inflamações crônicas, como as intestinais.
4 – Contribui com a sua estética
Como se não bastasse as vantagens proporcionadas à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o ozônio ainda pode apresentar uma série de aplicações estéticas!
No tratamento da celulite e gordura localizada, ele é capaz de romper as membranas das células gordurosas, liberando-as e dissolvendo-as no corpo.
Ao ativar a microcirculação e circulação periférica, a ozonioterapia atua ainda sobre os glóbulos vermelhos e oxigena os tecidos, melhorando também o aspecto da pele.
Atuando contra a má circulação, o tratamento é um poderoso aliado no tratamento de varizes, apresentando resultados muito mais satisfatórios do que os métodos convencionais.
5 – Combate o câncer
Talvez uma das funções mais importantes da utilização do ozônio esteja na complementação aos tratamentos de câncer.
A técnica é capaz de reduzir os efeitos nocivos da radioterapia e da quimioterapia, pois a substância ativa o sistema imunológico comprometido em razão da doença.
O ozônio ainda ajuda a aumentar a taxa de oxigênio nos tecidos e a regular a resposta inflamatória, aumentando a capacidade física do paciente e combatendo as células cancerígenas.