Ozônioterapia, também conhecida como “ terapia pelo ozônio medicinal” utiliza uma mistura de gases bem comuns: O oxigênio(O2)- fundamental para a vida e ozônio(O3), o mesmo da camada de ozônio com a diferença deste ser gerado através de um aparelho medicinal.
É a técnica que utiliza ozônio para tratamentos de diversas disfunções terapêuticas e também na estética.
A ozônioterapia é um procedimento minimamente invasivo ou não( bags, óleos). A utilização do ozônio no tratamento de infecções é documentada desde o século XIX. O Ozônio aplicado de modo tópico, subcutâneo, por via intramuscular, por via venosa e/ou retal atua contra bactérias, fungos ou vírus que não possuem sistemas de proteção à agressão oxidativa.
Essa terapia vem sendo cada vez mais estudada com intuito de auxiliar em tratamentos de dores crônicas, hérnias de disco, feridas extensas, infecções fúngicas, bacterianas e virais, lesões isquêmicas e várias outras afecções, tendo se mostrado muito eficaz na maioria dos casos.
O ozônio tem por característica aumentar a oxigenação tecidual e consequentemente o metabolismo, apresentando uma ação positiva em doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias e fungos, em queimaduras, úlceras diabetogênicas, além de outras.